Histórico

 A história do hospital começou há mais de 100 anos, precisamente no dia 28 de setembro de 1907, quando um grupo de 12 portugueses se reuniu, numa sala da Rua Saldanha Marinho, fundando oficialmente a entidade com o nome de Sociedade de Beneficência Portuguesa D. Carlos I, homenagem ao Rei de Portugal daquela época.

Em 1907, Ribeirão Preto, com cerca de 70 mil habitantes, vivia o auge da cultura cafeeira e a colônia portuguesa era muito representativa. O dia 28 de setembro, escolhido para a primeira reunião destinada a levantar recursos para a construção de um hospital, era o dia do aniversário do Rei de Portugal, Carlos I.
 
O Rei morreu no ano seguinte. Dois anos depois, em 1910, foi proclamada a república em Portugal e isto “destronou” Carlos I da condição de patrono da Sociedade Portuguesa de Beneficência, mantenedora do Hospital da Imaculada Conceição, nome oficial da Beneficência Portuguesa.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A idéia da colônia lusa era construir em Ribeirão um hospital nos moldes da Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro. Buscou-se o apoio também de portugueses residentes em outras cidades e foram arregimentados 340 sócios, ficando estabelecido que cada um deles contribuiria com uma “jóia” de 2 mil réis e mensalidade de mil réis.

A partir daí começaram várias campanhas. O terreno para construção do hospital foi adquirido em 12 de maio de 1911, na Rua Tibiriçá,  perto do antigo estádio do Comercial. 
 
 
 
A inauguração do hospital no local onde ele se encontra hoje aconteceu no dia 1º de janeiro de 1919 e desde esta data vem servindo a todos com muito amor, dedicação e eficiência.